sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Piâmide Populacional




 É denominada pirâmide populacional ou etária um determinado gráfico no formato de barras, utilizado para representar a diferença quantitativa da estrutura de gênero de determinada população em masculina e feminina combinada com suas respectivas faixas etárias. Em outras palavras, o gráfico em formato de pirâmide analisa diversas variáveis de um conjunto populacional a partir da idade e sexo.

              - Pirâmide populacional brasileira (IBGE/2010)





A composição da pirâmide populacional pode ser dividida em três partes: na base temos a população jovem, entre zero e 19 anos; no meio está a população adulta, entre 19 e 59 anos, e finalmente, no topo fica a população idosa, acima dos 60 anos. Os números atribuídos às idades podem variar de acordo com o autor do estudo ou o objetivo deste.
Neste tipo de gráfico, o grupo da base, o primeiro, costuma surgir em maior número que o grupo seguinte, e este por sua vez, apresenta-se maior que o grupo do topo, formando o desenho de uma pirâmide, sendo esta a razão de seu nome.
A pirâmide dá origem a um código de barras no qual o eixo vertical indica a escala de idades, e o horizontal a população masculina de um lado e a feminina no outro, representada por barras, de acordo com o número absoluto ou percentual desejado.
É de grande importância o estudo da estrutura etária, pois esta aponta a tendência do tipo de crescimento que experimenta determinada população em determinado período. Para a administração pública, por exemplo, a elaboração da pirâmide populacional ajuda a canalizar os recursos disponíveis: se a pirâmide aponta aumento no número de jovens, os investimentos terão maior eficácia caso sejam direcionados a tal grupo. Caso a pirâmide mostre um envelhecimento da população, certamente a natureza dos investimentos serão bem diversos da situação anterior.
Os tipos de pirâmides etárias e suas características são:
  • pirâmide jovem: possui uma base larga, resultado de elevada natalidade e um topo estreito em consequência de uma elevada mortalidade e uma esperança média de vida reduzida. Tal tipo de pirâmide representa uma população muito jovem, típica de países menos desenvolvidos.
  • pirâmide envelhecida: sua base é mais estreita do que a classe dos adultos, e reflete diminuição da natalidade e um aumento da esperança média de vida. É representativa de países desenvolvidos.
Entre as duas modalidades comuns, há ainda outras duas situações intermédias:
  • pirâmide adulta: nesta pirâmide, a base é ainda larga mas existe um aumento das classes adulta e idosa. A taxa de natalidade é decadente e a expectativa média de vida apresenta tendência de aumento.
  • pirâmide rejuvenescida: reflete uma recuperação do grupo dos jovens, consequência do aumento da fecundidade.










             Fonte: Brasil escola /geografia/demografia

Trabalho Em Grupo 2° Ano



Formas De Mudar o Mundo.









2ª Etapa:

• Após a leitura dos sete Jeitos de Mudar o Mundo, Formem grupos de 3 ou 4 membros. Cada grupo deverá escolher um dos temas e elaborar um pequeno questionário com perguntas que possam identificar os principais problemas da população da escola. Para aplicar o questionário será necessário ir a campo (Intervalos, tempos vagos ou horários livres)

• Em sala os grupos deverão tabular os dados, construindo gráficos.

3ª Etapa:

• Os grupos devem desenvolver uma análise dos dados e elaborar um texto com propostas de ações que visam minimizar esses problemas.








Obs: Qualquer duvida podem encaminhar email para pibidgeouff@gmail.com ou tirar em sala de aula.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Documentário : O caos - Super população


Há quase 7 Bilhões de pessoas em nosso planeta, mais de 2 vezes o que havia à 45 anos. Mas o que aconteceria se a população mundial dobrasse novamente de uma hora para outra? Será que vamos encontrar espaço suficiente para viver? Comida suficiente para comer? Ar suficiente para respirar? E água suficiente para beber? Isto que aconteceria se a marca mundial atingisse 14 Bilhões.

Todos os direitos reservados a National Geographic.



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

DICA: IBGE PAÍSES


Olá galera!
Seguindo os estudos na área de geografia da população, uma boa dica para entender as característica demográfica do Brasil, mas também de outros países, é o site do IBGE Países. Este possui uma linguagem fácil e um formato interativo, tornando muito mais interessante analisar os dados dos mais diversos países, podendo assim comparar sua condições sócio-econômicas sem grandes dificuldades.

Não deixem de visita-lo: IBGE . PAÍSES